top of page
  • Foto do escritorErica Roumieh

O que é menarca? Dúvidas e dicas


Relógio sobre fundo rosa claro e absorventes íntimos internos ao redor apontando para ele.
Crédito: Freepik

Muito se fala sobre a menarca, mas pouco se sabe sobre ela, o que é e como lidar com ela. Neste texto o Fluxo Sem Tabu conversou com a ginecologista Ana Carolina Delazia, que tirou várias dúvidas sobre o tema.


Primeiro é preciso entender o que é menarca. A menarca é a primeira menstruação e o fim da puberdade. É apenas o marco que ocorre na vida de uma pessoa que menstrua.


A menarca, ou a primeira menstruação, vem acompanhada de alguns sintomas além do próprio sangue. Segundo a doutora, é possível sentir a puberdade chegando ao fim e a menarca chegando com o surgimento de pelo, mamas e odor axilar.


E quando a menarca chega? O que acontece? De acordo com a doutora, é normal o ciclo menstrual ser irregular neste início. O ciclo pode demorar cerca de dois anos para estabilizar. “Isso porque o eixo hormonal que conecta a hipófise (uma glândula que fica no cérebro) e os ovários e útero também vai amadurecendo e ficando mais estável e estabelecido”. Por isso, é comum menstruar pela primeira vez e depois ficar um tempo sem menstruar, até regularizar.


Entendendo agora um pouco mais sobre o que acontece quando a menarca chega, tiramos algumas dúvidas comuns sobre a primeira menstruação com a doutora. Veja abaixo:


Quando a menarca costuma acontecer?

A menarca habitualmente ocorre entre 12 e 13 anos de idade nas mulheres brasileiras e ela sofre influência de uma combinação de fatores genéticos, sociais e ambientais. Por exemplo, alguns estudos tem mostrados que crianças obesas ou com sobrepeso estão tendo a menarca mais cedo.


Depois que a menarca acontece, é comum o crescimento diminuir?

Sim, a partir da menarca o velocidade de crescimento da menina diminui.


O que esperar da menarca?

Quem menstruou precisa saber que entrou numa nova fase da vida, que é importante ela conhecer o próprio corpo, o funcionamento dele, e começar a perceber como o ciclo menstrual muda durante o mês e rege muito das nossas ações e pensamentos. Com conhecimento ela ficará mais segura de si e do mundo e isso evita muitos medos, tabu.


E que ela sempre pode ter ajuda de um profissional (médico de família, ginecologista) pra esclarecer todas as dúvida dela.


Como a família pode se preparar para este momento?

O mais importante é acolher essa menina, orientar que é um processo natural da mulher, que se ela tiver cólica, sangramento intenso não se assustar mas falar porque existem diversas medidas que podem ser feitas para controle desses sintomas (desde coisas naturais como compressas quentes, até uso de anti inflamatórios e anticoncepcional).


É um momento importante também para conversar sobre gravidez, a partir da menarca ela já pode engravidar então caso tenha relação é importante a prevenção de gravidez se essa não for deseja (na idade delas uma gestação tem diversos riscos).


Com o que ela deve se preocupar depois de menstruar?

Se o fluxo está muito intenso (precisa trocar várias vezes o absorvente por encharcar), se dura mais que 8-10 dias, se tem muita cólica.


É normal sentir muita cólica?

É comum ter cólica pela descamação, mas dor muito intensa, incapacitante, deve ser avaliada. Lembrando que é algo novo pra ela, que ela nunca sentiu então as primeiras menstruações acabam sendo meio que lidar com algo desconhecido por isso ela deve apoiada a entender o seu corpo e o que está acontecendo.


Com que frequência é preciso ir a ginecologista após a menarca?

Geralmente, se não tiver nenhum doença, a maioria dos casos umas vez por ano para conversar, ver se está tudo certo, tirar as dúvidas.


Pode ocorrer corrimento antes ou depois da menarca?

Sim, corrimento é a limpeza da vagina, toda mulher tem principalmente com o início da puberdade. Corrimento que deve ficar atenta e as vezes precisar tratar são os corrimentos com odor fétido ou que coçam.


Quais são os cuidados e higiene após a menarca?

Os mesmo que antes. Lavar somente a vulva (parte externa) com sabonete neutro uma vez por dia, depilação tentar só aparar os pelos ou fazer laser, evitando gilete e cera que são muito agressivos pra pele.


Após a menarca é importante um cuidado mais especial com a higiene no período menstrual evitando ficar muito tempo com o absorvente úmido e abafado pois isso acaba causando desde reações alérgicas até proliferação de fungos e bactérias vaginais.


Ficou com mais alguma dúvida? Não esqueça de conversar com sua médica e expressar o que está sentindo.


O que você pode fazer para ajudar a combater a pobreza menstrual?

Doamos itens de higiene menstrual a pessoas em situação de vulnerabilidade todo mês, além de gerar ações com frequência para incentivar doações. Veja aqui algumas das nossas ações feitas no passado.


Para doar no Fluxo Sem Tabu é fácil. Para doar basta você clicar aqui, selecionar o valor e a forma de pagamento que deseja e optar por ser um doador pontual ou recorrente. É super simples e seguro! Sua doação faz com que a gente transforme vidas por todo o Brasil.


29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
16 de mai. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.
Curtir
bottom of page