5 motivos para apoiar a causa da dignidade menstrual
- Eduarda Moro
- 15 de set.
- 2 min de leitura

A pobreza menstrual é um problema urgente e invisibilizado, que compromete a saúde, a educação e a dignidade de milhões de pessoas que menstruam. A falta de acesso a absorventes, informação adequada e infraestrutura básica impede que muitas meninas e mulheres vivam com conforto e segurança. É diante desse cenário alarmante que o Fluxo Sem Tabu atua, promovendo acesso a produtos menstruais e educação menstrual.
A seguir, listamos 5 motivos e 5 histórias para você apoiar essa causa
1. Menstruar com dignidade é uma questão de saúde pública
Sem acesso a absorventes, muitas pessoas precisam improvisar com panos, papéis e até folhas, o que pode causar infecções graves e sofrimento físico e emocional.
Priscila Cristiane: "Morei 5 anos na rua e já chegou o dia de eu ter que colocar papel higiênico, pedaços de pano... e é uma coisa sem graça. constrangedora"
2. Garantir acesso é também combater a evasão escolar e a exclusão social
A insegurança menstrual é uma barreira real e cruel que impede milhões de pessoas de estudarem, trabalharem e viverem com dignidade e liberdade. Para muitas, menstruar significa faltar à escola, perder dias de trabalho ou se expor a situações insalubres e constrangedoras por não ter como comprar um absorvente.
Katia: “Eu tive que usar até um papel higiênico porque eu estava desempregada, aí eu não tive como comprar.”
3. É uma luta contra a desigualdade social
No Brasil, mulheres que pertencem aos 5% mais pobres precisam trabalhar 4 anos só para arcar com os custos dos absorventes que utilizarão ao longo da vida, segundo o relatório do grupo Girl Up. Esse dado evidencia como a pobreza menstrual está diretamente ligada à desigualdade social.
Maria de Fátima: “Na rua, você tem que procurar um banheiro de bar e dar um jeito de se virar. Nem sempre tem meios. Já passei por situações em que tive de me esconder [...] Às vezes, não tem nem espaço direito para se higienizar. E você tendo acesso a um kit higiênico facilita nessas horas.”
4. Saúde menstrual é um direito humano
Desde 2014, a ONU reconhece o acesso à higiene menstrual como um direito humano. Negá-lo é negar cidadania, equidade de gênero e dignidade.
Fabiana Santos: “Se eu menstruar na rua, tem que colocar pano, papel, essas coisas… e não tem um lugar para trocar, fico toda manchada… já passei por isso várias vezes.”
5. O impacto do Fluxo Sem Tabu é transformador
Com quase 5 anos de atuação, a ONG já distribuiu:
365.741 absorventes
8.440 sabonetes
7.380 lenços umedecidos
6.310 calcinhas
Mais de 26 mil pessoas já foram impactadas em todo o Brasil!
✅ Sua doação garante acesso a produtos menstruais seguros e limpos, prevenindo riscos à saúde de milhares de pessoas.
✅ Ao doar, você contribui para que mais pessoas não percam o futuro apenas por menstruar.
✅Com sua ajuda, o Fluxo Sem Tabu combate a pobreza com ações concretas que promovem equidade.
✅ Sua doação contribui para garantir esse direito básico a quem foi privado dele.
Doar para o Fluxo Sem Tabu é mais do que um ato de generosidade: é um passo concreto para garantir que ninguém mais tenha que escolher entre se proteger e se envergonhar por algo natural como menstruar.