
A pobreza menstrual é uma realidade silenciosa que afeta milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil. Entre os principais fatores para esse contexto de insegurança menstrual estão a desigualdade social, a alta carga tributária sobre produtos menstruais, a ausência de políticas públicas eficazes, as dificuldades na distribuição desses itens em áreas remotas e, principalmente, os tabus sobre a menstruação. Para garantir a dignidade menstrual e o acesso à higiene íntima para quem mais precisa, a ONG Fluxo Sem Tabu foi criada em 2020.
Tudo começou com Luana Escamilla, que tinha 16 anos na época. Impactada com o documentário Absorvendo o Tabu, ela decidiu fazer a diferença na vida de quem não tem acesso a absorventes e informações sobre o próprio corpo.
Inicialmente, em sua casa e com recursos próprios, a jovem começou a distribuir absorventes para pessoas em situação de rua em São Paulo. O que parecia um pequeno gesto logo ganhou força, conquistando apoio e crescendo muito além do que ela imaginava.

Ao longo de quatro anos, o Fluxo Sem Tabu impactou mais de 26 mil pessoas em todo o Brasil, com a ajuda de uma rede de mais de 280 mil colaboradores que acreditam em um futuro onde menstruar não seja mais motivo de vergonha ou dificuldade.
Como combater a pobreza menstrual?
Hoje, a ONG atua de maneira ampla, levando absorventes e kits de higiene para a população em situação de rua, comunidades e instituições em todo o país. Mas, acima de tudo, o Fluxo Sem Tabu luta pela democratização do acesso ao conhecimento sobre menstruação, corpo e higiene.
Do on-line ao off-line, de campanhas educativas a iniciativas criativas, como a instalação de uma vending machine gratuita de absorventes ou o desenvolvimento de um jogo de cartas para conscientizar sobre o tema, a organização busca quebrar o silêncio e os preconceitos em torno da menstruação, promovendo ações que encorajam o autoconhecimento e uma nova visão sobre o corpo que menstrua.
Só em 2024, a ONG retomou o Transforma Fluxo, programa que disponibiliza curso de moda e modelagem para mulheres da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo; realizou um desfile em conjunto com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Passarela Alternativa; promoveu palestras com a Letícia Vaz e a Hope; fez uma colaboração com a ONG Teto Brasil para equipar 5 novos banheiros na aldeia Tekoá Pindó Mirim, localizada no bairro do Jaraguá, em São Paulo; organizou o estoque com ajuda dos funcionários da L’Occitane; e entregou diversos kits de produtos menstruais em Paraisópolis.
A trajetória do Fluxo Sem Tabu é feita de muitas conquistas, mas também de histórias de aprendizado e resiliência. É um movimento que ganhou rapidamente força graças a coletividade, guiado pela crença de que é possível alcançar um futuro com mais dignidade menstrual e amplo acesso à educação e higiene de qualidade para que a menstruação não seja mais um tabu.
Luta pela dignidade menstrual

Mais do que uma ONG, o Fluxo Sem Tabu é um chamado para mudar a realidade da pobreza menstrual. Afinal, menstruar não é um luxo, e todas as meninas, jovens e mulheres merecem condições seguras e igualitárias para viver com saúde e respeito.
Por isso, nossa missão é:
1) Garantir o acesso a itens de higiene e condições adequadas para menstruar com segurança e dignidade.
2) Construir um novo olhar da sociedade sobre o tema da menstruação por meio de uma rede de conscientização em todo o Brasil, que encoraja o autoconhecimento e a autoconfiança para superar obstáculos do dia a dia.
5 anos de Fluxo
Em 2025, ano em que a ONG completa seu quinto ano de atuação, as ações para quebrar tabus e democratizar o acesso à saúde menstrual continuarão. A meta é ser um espaço seguro e referência em informações sobre menstruação e autocuidado no país.
Com a recente ampliação da equipe de voluntárias, queremos expandir ainda mais a nossa rede de doadores, parceiros e embaixadores para garantir que nosso propósito seja alcançado.
Você pode fazer parte disso!
A mudança começa com ações concretas, e você pode fazer parte dessa transformação. Com R$ 25 por mês, você garante absorventes para 5 meninas. Junte-se à luta contra a pobreza menstrual conosco.
Seja por meio de doações, voluntariado ou compartilhando informações, todos podemos ajudar a construir um futuro com mais dignidade e equidade.
Por mais iniciativas assim <3
Amei a matéria!
Projeto mais que especial!
Excelente iniciativa!
Super necessário!